Redação de Arquitetura de Informação

Publicado: agosto 26, 2010 em Arquitetura de Informação 2010/2
Tags:, , ,

Por Rogério Pereira

Acho que uma das maiores dificuldades dos arquitetos de informação ao criar uma interface é não ter idéia ou tentar adivinhar ou inferir qual será o conteúdo de um site. Será texto, vídeo, animação, gráfico ou um simples áudio que solucionará todo o problema?

Jogar simplesmente um lorem ipsum em uma página não resolve o problema de uma interface se não houver uma estratégia de conteúdo por trás de tudo isso.

O mercado precisa parar de pensar que o texto de internet tem que ser simplesmente mais curto que outras mídias devido ao desconforto de leitura que acontece em monitores. O texto precisa simples, objetivo, informativo e que sirva de roteiro para as tarefas que o usuário pode realizar em um website.

Em tempos de repensar o formato e novas metodologias de trabalho, já passou da hora de termos uma etapa de redação de arquitetura melhor pensada. Não estou falando de o redator ter que adaptar o conteúdo que foi desenhado no wireframe, mas que esse profissional e o arquiteto sentem juntos e façam todo o conteúdo para que a interface seja adaptada ao conteúdo, e não o contrário.

Em uma conversa com o Daniel Souza, planejador de experiência do usuário na Talk, existem algumas empresas, claro que na gringa, que já usam a prática de escrever todo o conteúdo no Axure antes de começar a pensar na interface.

Acontece que não existe uma etapa específica, onde o arquiteto pensa nessa estratégia antes de começar a desenhar o wireframe. Isso tudo é feito na hora de pensar em cada tela.

O arquiteto precisa estar bem preparado para começar ajudar o pessoal de conteúdo pensar nessas estratégias. Deve haver uma preocupação maior com esse trabalho, afinal o conteúdo é e sempre será o rei.

Fonte: Bibliotecário Virtual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s