Eu não vejo a Tecnologia como tão somente mediadora, pois, todo o trabalho feito por ela toma por base o estudo dos usuários e de suas necessidades. Por isso talvez o MSN seja um sistema tão eficiente e popular, não porque tem alguém mediando, mas sim porque o usuário se sente autônomo num sistema que atende a sua necessidade de comunicação e interação.

As bibliotecas digitais são um exemplo prático da nossa área, não temos nesses ambiente um chat com os profissionais da informação para auxiliar o usuário na recuperação da informação (não há infra-estrutura nem hora-homem para tal) sendo assim o usuário precisa que o sistema o entenda e o ajude, arrisco dizer que nos próximos anos os profissionais da CI estarão assumindo cargos de: Analistas de Social Media, Gerenciadores de Conteudo em portais, Arquitetos de Informação, Engenheiros de usabilidade,  Gerenciadores de Bibliotecas Digitais, Analistas de Informação etc. nessas profissões ligadas a tecnologia, o usuário continua sendo o foco principal  ainda que com finalidades distintas.

Estou lendo um livro que trata da Interface como mediadora da informação e da comunicação na web e a perspectiva de mediação e bem interessante e diferente do que estamos acostumados, nesta obra a mediação é um processo de planejamento que necessita ter o pleno conhecimento de quem é o nosso usuários e a partir dai é construida a interface que propicie o usuário a recuperar as informações de forma autônoma.

Não sou especialista em mediação, não trato desse assunto embora em alguns momentos se aproxime da arquitetura de informação. Eu apenas não concordo com alguns pontos por que termos sempre uma pessoa ou recurso para levar a informação ao usuário e torná-lo de certa forma dependente. Isso pode ser até uma realidade nas bibliotecas e centros de documentação, mas  na web não. O usuário da web não quer e não vai esperar 2 horas pra ser informado por email seja o que for. Ele quer encontrar a informação e pronto!

E é justamente por isso que vejo a mediação como um planejamento preliminar baseado no mapeamento dos modelos mentais do usuário  para gerar uma resposta a sua questão. Para isso estruturando as informações baseadas nesses dados coletados junto a um grupo representativo desses usuários visando a generalização de estrutura.

Fonte: Bibliotecário Virtual

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s